Páginas

3 de fevereiro de 2011

Correr menos pode ajudar você a correr mais

Correr todos os dias a mesma distância, “fechando” o percurso sempre no mesmo tempo, tende a fazer com que você pare de evoluir. É verdade!

Se você tem como objetivo deixar as provas de 5km e partir para provas de 10km, ou bater o seu recorde pessoal na meia-maratona, você deve entender como funciona o “Princípio da Continuidade e Reversibilidade”.

Como indicamos em posts anteriores, o corpo adapta-se ao esforço e para vencer esta tendência é necessário implementar a sobrecarga continuamente. Para tanto, você deve realizar um novo treino antes que o organismo tenha se recuperado totalmente ao nível inicial.

Geralmente a recuperação completa acontece em um prazo máximo de 48 horas, e isso dependendo do tipo de estímulo.

A distribuição ideal dos treinos, seguida pela maioria dos técnicos, é de dois a três estímulos crescentes, antes de propiciar um dia de recuperação.

Seguir este princípio permite ao seu técnico, por exemplo, indicar uma corrida de 3km a uma velocidade bem acima da usual, com o objetivo de melhorar o seu tempo em uma prova de 10km, ou pedir para você fazer 7km sem se preocupar com o tempo para o mesmo objetivo.

Isso é aplicado para continuidade. Já a reversibilidade aponta para as interrupções na sequência de treinamento. Se você parou, a tendência é que o seu organismo volte ao equilíbrio natural. Parar por um mês, por exemplo, pode obrigar o seu técnico a regredir o seu treino até a “estaca zero”, mas com a vantagem que devido a sua experiência a progressão será muito mais rápida.

Continuidade é tudo pessoal, continue castigando o asfalto!

fonte: http://blog.fila.com.br/2011/02/03/correr-menos-pode-ajudar-voce-a-correr-mais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário