Páginas

20 de junho de 2011

Da terra de Lula, pernambucano faz bonito em SP e surpreende no pódio Dupla nordestina representa bem o Brasil na 17ª Maratona de São Paulo

Por Lucas Loos São Paulo

Jair Jose corredor maratona de são paulo (Foto: Lucas Loos/GLOBOESPORTE.COM)Jair José termina Maratona de São Paulo na quinta posição (Foto: Lucas Loos/GLOBOESPORTE.COM)

A vitória de David Kemboi neste domingo na Maratona de São Paulo foi a nona queniana na prova. Os brasileiros, que têm sete conquistas, esperavam deixar tudo igual com os africanos e tentar buscar o recorde de Vanderlei Cordeiro na corrida, que é de 2h11m19s, conquistado em 2002. Eles não conseguiram nem um, nem outro. Além disso, favoritos, como o mineiro Franck Caldeira, por exemplo, não terminaram a prova e não tiveram o desempenho esperado. Desse modo, Laelson da Silva e Jair José da Silva, supresas do nordeste, representaram o país no pódio.

Jair fez o percurso de 42 quilômetros em 2h21m06s e terminou na quinta colocação – uma atrás do baiano Laelson. Treinando em Garanhuns-PE, terra onde o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva cresceu, o pernambucano, natural da cidade de Cabo Santo Agostinho, comemorou o resultado e não acredita que o pódio foi necessariamente uma surpresa.

- Ninguém esperava que eu iria conseguir um pódio, mas eu acreditava. Foi muito difícil o percurso, principalmente no final, que tinha muita subida e decida - disse.

Se o pernambucano era só felicidade, o mesmo não podia dizer Franck Caldeira. Um dos favoritos para quebrar a hegemonia queniana, o mineiro não chegou a terminar a prova e parou no km 21.

- Senti fadiga na primeira parte. Este meu retorno para buscar bons tempos ainda está complicado. Falta melhorar a parte psicológica, de pensar que eu posso conseguir. A parte física está boa, mas a técnica ainda está deixando a desejar - lamentou Franck.

Além de Franck, o brasileiro Damião Ancelmo de Souza também abandonou. Apesar de ter tentado continuar, ele desistiu no quilômetro 27. Este “privilégio, no entanto, não foi exclusivo dos brasileiros. Um dos favoritos ao título, o tetracampeão da Maratona de Boston Robert Cheruiyot também parou antes de cruzar a linha de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário