Páginas

28 de fevereiro de 2011

Botauto, o clássico mais antigo do futebol paraibano

O BotAuto é o clássico que envolve os dois principais clubes de futebol de João Pessoa, o Auto Esporte e o Botafogo. Mas, a denominação surgiu na década de 60, criada pelo narrador Marcos Aurélio, da Rádio Tabajara.

É o clássico mais antigo do Estado, com 70 anos de existência. O primeiro Botauto aconteceu em 1939, num jogo válido pelo Campeonato Paraibano. O placar foi 1-1. Auto Esporte e Botafogo decidiram ainda nove campeonatos estaduais: 1948, 1949, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, e 1987. Seis vencidos pelo Botafogo e três pelo Auto Esporte, tendo este vencido a última final decidida em 1987.

Estatística

Número de jogos 90

Vitórias do Auto Esporte 16

Vitórias do Botafogo 56

Empates 18

Gols do Auto Esporte 80

Gols do Botafogo 157

Os dois times entram em campo nesta segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011, no estádio da Graça, para cumprirem jogo pela primeira fase do Campeonato Estadual.

No último encontro, um amistoso disputado também na Graça, o Auto Esporte venceu por 1 a 0, gol do atacante Maia.

Mas, em jogo oficial, o Botafogo venceu por 4 a 1, no dia 7 de fevereiro do ano passado, pela segunda fase do Campeonato Paraibano de 2010.

Fonte: http://www.soesporte.com.br/admin/modules/noticia/?id=31116

27 de fevereiro de 2011

Marílson Gomes dos Santos vence Meia Maratona de SP com recorde

Fundista completou o percurso em 1h03m12s, melhor tempo da prova; próxima competição do campeão é a Meia Maratona de Nova York dia 20 de março

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O brasileiro Marílson Gomes dos Santos abriu a temporada 2011 com vitória na Meia Maratona de São Paulo, neste domingo. O tricampeão da São Silvestre fez os 21 km em 1h03m12s, novo recorde da competição, superando a marca do queniano Kiprono Mutai, de 1h04m02s, feita em 2008. Em dia de pódio verde-amarelo, ficou à frente de Paulo Roberto de Almeida Paula (1h04min58), Damião de Souza (1h05m27s), Valdir Oliveira (1h05m37s) e João Ferreira de Lima, o João da Bota (1h05m42s).

Marílson Gomes dos Santos vence Meia Maratona de São Paulo (Foto: Divulgação)Marílson Gomes dos Santos vence Meia Maratona de São Paulo com tempo recorde (Foto: Divulgação)

- Estou muito feliz com o resultado, é um bom jeito de começar a temporada. Vim bem preparado para a prova, mas não pensava em tempo - disse Marílson, dono do recorde sul-americano da meia maratona (59m33s, feito em Udine, Itália, em 2007). O fundista ainda dedicou a vitória à mulher, Juliana Gomes dos Santos, e ao filho, Miguel, que nasceu no último dia 20.

Entre os treinos e os cuidados com o primeiro filho, o atleta está se preparando para a Maratona de Londres, em 17 de abril. Sua principal meta, nesta temporada, é correr uma maratona rápida. Ainda como parte da preparação, Marílson vai disputar a Meia Maratona de Nova York, em 20 de março.

- Quero correr para 1h01m em Nova York - disse o fundista.

O técnico Adauto Domingues também ficou satisfeito com o desempenho de Marílson.

- Considerando o calor e o percurso, que tem dificuldade média, ele fez um tempo muito bom. Poderia ter feito até um pouquinho menos, por volta de 1h02m. Mas tenho certeza de que estamos no caminho certo para Londres. Agora, ele só vai correr em 20 de março, na Meia Maratona de Nova York - disse Adauto.

Na elite feminina os destaques foram da equipe africana treinada por Moacir Marconi, conhecido como "Coquinho". A atleta queniana Agnes Jepkosgei Cheserek fechou a prova em primeiro lugar com o tempo de 1h16m21s. A brasileira Adriana Silva foi a segunda a cruzar a linha de chega com tempo de 1h16s30s. A etíope Zerfe Worku Boku completou o pódio com o tempo de 1h17m15s.

Confira os resultados da prova:

Masculino 1 - Marílson Gomes dos Santos - 1h03m12s (novo recorde) 2 - Paulo Roberto Almeida Paula - 1h04m58s 3 - Damião Ancelmo de Souza - 1h05m27s 4 - Valdir Sérgio de Oliveira - 1h05m37s 5 - João Ferreira de Lima, o "João da Bota" - 1h05m42s 6 - Franck Caldeira - 1h05m45s 7 - Sérgio Celestino da Silva - 1h05m47s 8 - Titus Kosgei Kibii (Quênia) - 1h05m58s 9 - José Márcio Leão da Silva - 1h06m06s 10 - Jean Carlos da Silva - 1h06m19s

Feminino 1 - Agnes Jepkosgei Cheserek (Quênia) - 1h16m21s 2 - Adriana Aparecida da Silva - 1h16m30s 3 - Zerfe Worku Boku (Etiópia) - 1h17m15s 4 - Jackline Juma Sakilu (Tanzânia) - 1h17m50s 5 - Marily dos Santos - 1h18m16s 6 - Rosangela Raimunda Pereira - 1h19m50s 7 - Sueli Pereira da Silva - 1h20m39s 8 - Edielza Alves dos Santos - 1h21m57s 9 - Maria Bernadete Cabral - 1h22m36s 10 - Conceição de Maria Carvalho - 1h23m54s

fonte: http://globoesporte.globo.com/atletismo/corrida-de-rua/noticia/2011/02/marilson-gomes-dos-santos-vence-meia-maratona-de-sp-com-recorde.html

26 de fevereiro de 2011

Hormônio do "des-crescimento" aumenta longevidade

Hormônio do "des-crescimento" Uma substância que age no sentido oposto ao do hormônio do crescimento pode reverter alguns dos sinais de envelhecimento. A descoberta pode ser chocante para alguns adultos mais velhos que tomam hormônio do crescimento pensando que isto irá ajudar a revitalizá-los. A descoberta, que pode reformular totalmente as atuais formas de combater o envelhecimento, foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Perigos do hormônio do crescimento Segundo o Dr. John Morley, da Universidade Saint Louis, nos Estados Unidos, os resultados são significativos porque muitas pessoas tomam hormônio de crescimento acreditando que será a fonte da juventude. "Muitos idosos têm tomado hormônio de crescimento para rejuvenescer," disse Morley. "Estes resultados sugerem fortemente que o hormônio de crescimento, quando administrado a pessoas de meia-idade e idosos, pode ser perigoso." Os cientistas estudaram o composto MZ-5-156, um "antagonista do hormônio liberador do hormônio do crescimento (GHRH)." Eles descobriram que o MZ-5-156 teve efeitos positivos sobre o estresse oxidativo no cérebro, melhorando a cognição, a atividade da telomerase (as ações de uma enzima que protege o DNA) e o tempo de vida, além de diminuir a atividade de tumores. Nova fonte da juventude? O MZ-5-156, como muitos antagonistas do GHRH, inibiu vários cânceres humanos, incluindo o de próstata, mama, cérebro e pulmão. Ele também teve efeitos positivos na aprendizagem, e está ligado à melhoria da memória de curto prazo. A ação antioxidante levou a um menor estresse oxidativo, revertendo o prejuízo cognitivo advindo do envelhecimento. Esses efeitos levaram os cientistas a concluir que, ao contrário do que se acreditava até agora, "os antagonistas do hormônio liberador do hormônio do crescimento têm efeitos benéficos sobre os efeitos do processo de envelhecimento". fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/hormonio-do-des-crescimento-aumenta-longevidade/

25 de fevereiro de 2011

Botafogo arranca vaga contra Vitória em Salvador

Termina a disputa por mais uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil entre Vitória 0x0 Botafogo, no estádio Barradão, em Salvador. No jogo de ida, o Botafgogo venceu por 3 s 1, em João Pessoa. O destaque do Botafogo, além do forte esquema deefensivo montado pelo treinador Paulo Moroni, foi o goleiro Genivaldo com defesas espetaculares. O Botafogo passa pela primeira vez para a segunda fase da Copa do Brasil e vai pegar o Caxias do Rio Grande do Sul. Primeiro jogo será em João Pessoa e se acontecer o segundo será disputada na casa do adversário.

Estádio Barradão.

Árbitro: Marcos André Gomes da Pena (ES)

Assistentes:

1 – Renison Nunes Freire (SE);

2 – Rubens dos Santos Filho (SE).

Vitória

Viáfara; Nino, Alison, Léo Fortunato e Léo; Uelliton, Bida (Edson), Geovanni (Bedrão) e Elkeson; Rildo (Timbó) e Neto Baiano.
Técnico: Antônio Lopes.

Botafogo-PB

Genivaldo; Henrique, Mamborê e Alysson; Parral (Valber), Charles Vagner, Célio, Chapinha (Daniel), André (Auremir) e Rogeirinho; Paulinho Macaíba.
Técnico: Paulo Moroni. Renda - R$ 103.750,00 Público - 10.170 pagantes

Fonte: http://www.soesporte.com.br/admin/modules/noticia/?id=31100

24 de fevereiro de 2011

Cérebro se transforma quando aprendemos

Mente e Cérebro
Substância cinzenta e branca aumentam quando aprendemos. Resultados são validos para jovens e idosos, afirmam pesquisadores. Adquirimos constantemente novas informações e aptidões. No entanto, os pesquisadores ainda sabem muito pouco sobre o que exatamente acontece durante esse processo: será que o maquinário já existente das células cerebrais é adaptado a cada situação ou unidades de processamento completamente novas são criadas e integradas? Ou seja, apenas a comunicação entre os neurônios se altera ou toda a estrutura do cérebro, o hardware neural, também se modifica durante a aprendizagem? As células neurais funcionam como unidades processadoras de informações. Seus corpos formam a substância cinzenta, o córtex, que compõe a camada externa do cérebro. Cada neurônio pode receber sinais de outras células, transmitidos pelos pontos de contato, as sinapses, e depois encaminhados ao longo de extensões chamadas axônios. Eles ficam dentro do cérebro, ou seja, embaixo do córtex, e são chamados substância branca. Sua função é ligar os neurônios por longas distâncias, permitindo a comunicação entre diversas áreas. Anatomia A cor clara vem da camada de gordura isolante que envolve os axônios. Essa bainha de mielina acelera o encaminhamento dos sinais, contribuindo para uma comunicação rápida sem perdas de dados. O truque decisivo: a bainha mielínica é interrompida a pequena distância pelos nódulos de Ranvier; os sinais praticamente “saltam” de um nódulo para outro. Sem essas interrupções, os sinais se difundiriam mais lentamente e, em trechos mais longos, acabariam por se extinguir. O grau de mielinização, portanto, influencia a velocidade e a força dos impulsos: quanto mais grossa a camada isolante, melhor e mais rápido os dados são transmitidos. Mas o que isso tem a ver com aprender? O aprendizado, antes de mais nada, baseia-se em uma alteração de comunicação entre as células do cérebro. Assim, é bastante plausível que a substância branca também se modifique quando aprendemos uma nova habilidade motora (como no caso do malabarismo), pelo surgimento de novos axônios ou com uma mielinização mais intensa daqueles já existentes. Dessa forma, os sinais de áreas visuais teriam condição de atingir as regiões cerebrais motoras com mais rapidez, por exemplo. Por isso, dançar, nadar, treinar lutas marciais, jogar tênis ou xadrez, praticar arvorismo ou qualquer outra atividade que mantenha o corpo e a mente em movimento favorece a capacidade neural. fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/cerebro-se-transforma-quando-aprendemos

23 de fevereiro de 2011

Alongar antes de correr não previne contusões

Pesquisa chega à conclusão que alongamento é perda de tempo. Mas quem já faz o exercício deve manter o hábito.
VEJA Online

Fazer alongamento antes de correr não previne nem causa contusões, segundo um estudo divulgado na reunião anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS). O estudo foi feito com 2.729 pessoas que corriam 16 km ou mais por semana. Os corredores foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 1.366 se alongavam antes de correr e 1.363 não faziam qualquer tipo de alongamento. O primeiro grupo alongava as pernas entre três e cinco minutos logo antes da corrida. “Nós descobrimos que o risco de contusão foi o mesmo para homens e mulheres, e não houve diferença entre faixas etárias e distância percorrida”, disse Daniel Pereles, autor do estudo e cirurgião ortopédico. Mas corredores mais velhos ou mais pesados e que haviam tido contusões nos últimos quatro meses ficaram mais suscetíveis a contusões. Segundo o estudo, as pessoas mais propensas a sofrer contusões são as que têm um histórico de lesões crônicas ou tiveram alguma lesão recente; maior índice de massa corporal ou que costumavam alongar e passaram a não fazer o alongamento antes de correr. As lesões mais comuns contatadas no estudo aconteceram na virilha, nos calcanhares e no joelho.

fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/alongar-antes-de-correr-nao-previne-contusoes

Treze bate CSP, recupera a ponta e esquenta o Clássico dos Maiorai

Foto:Trezefc/Divulgação O Treze deu mostras nesta quarta-feira, que a eliminação da Copa do Brasil não afetou o desempenho do time na retomada do Paraibano. Fechando a quarta rodada, o Alvinegro venceu o CSP por 2 a 1, em pleno estádio da Graça, em João Pessoa, e voltou à liderança da competição com 100% de aproveitamento. Warley, de pênalti, e Ferreira marcaram os tentos do Galo, sendo um em cada etapa, cabendo a Pingo descontar para o CSP no final do segundo tempo. Com o resultado, o time do técnico Marcelo Vilar se igualou ao rival Campinense com 12 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols. Já o CSP, mesmo com a derrota, a primeira no Estadual, permanece na zona de classificação, na quarta colocação, com sete pontos. No próxima rodada, o CSP vai enfrentar o Miramar, em jogo antecipado para o sábado. Já o Galo vai disputar a liderança isolada com o rival Campinense, no domingo, no estádio Amigão, em Campina Grande. O JOGO Mesmo jogando fora de casa, o Treze começou a partida dando mostras que a eliminação na Copa do Brasil não tirou o foco da competição, pois em uma jogada que surgiu de um chutão da defesa, conseguiu abrir o placar aos 14 minutos. O ataque do CSP tentou penetrar na área alvinegra e o zagueiro André Lima chutou para frente, encontrando o atacante Cléo, que entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Ferreira. Pênalti, que o atacante Warley cobrou e converteu com categoria. Treze 1 a 0 CSP. A partir desse gol, o time alvinegro passou a tocar melhor a bola para tentar “matar” a partida na primeira etapa. Mas o Tigre, se reorganizou em campo e passou a buscar o empate. No entanto, os atacantes Pingo e Júnior Coxinha foram muito bem marcados pelos defensores trezeanos. SEGUNDO TEMPO Na volta para o segundo tempo, o Centro Sportivo Paraibano fez duas mudanças, com as entradas de Maneco e Daniel Muller. O Galo também retornou com uma modificação, com Weverson em lugar de Piva. Quando a bola rolou novamente, o time pessoense começou com tudo partindo para cima do Treze, mas sem sucesso. Mas aos 17 minutos, o time trezeano colocou água fria na tentativa do adversário, quando o lateral Ferreira acertou belo chute de fora da área, acertando ângulo do goleiro do CSP. Treze 2 a 0 CSP. Com o segundo gol marcado, a equipe galista procurou se precaver e aos 25 minutos, o técnico Marcelo Vilar decide reforçar o meio-campo com a entrada de Laércio em lugar de Laércio Santos. Do lado do CSP, Ramiro Sousa troca Da Silva Exú por Edson Mineiro. E mudança dá certo, pois o time tricolor passa a pressionar o Galo. Em duas oportunidades, o atacante Júnior Coxinha obrigou o goleiro Carlos a fazer três belas defesas. Aos 40 minutos, Esquerdinha, do CSP, toma cartão vermelho após cometer falta em Laercio. Mesmo assim, o time ainda diminuiu com Pingo, aos 44 minutos, cobrando falta. Treze 2 a 1 CSP. Depois disso, o Treze manteve a tranqüilidade e conseguiu administrar o placar até o final para alegria da torcida, que compareceu em grande número ao estádio da Graça. Ficha Técnica CSP Ferreira, Jailson (Maneco), Wellington, Moisés e Esquerdinha; Sapé, Daniel, Formiga (Daniel Muller) e Da Silva Exú (Edson Mineiro); Pingo e Júnior Coxinha. Técnico – Ramiro Souza Treze Carlos, Ferreira, Ânderson, André Lima e Celico; Fábio Oliveira, Tiago Almeida, Piva (Weverson) e Laércio Santos (Lércio); Cléo e Warley (Alberto). Técnico – Marcelo Vilar Árbitro – Árbitro: Severino Lemos Assistentes - Luiz Felipe e Felipe Messias Gols – Warley (T), aos 14min do 1º tempo; Ferreira (T), aos 17min, Pingo (CSP) aos 44min do 2º tempo

Fonte: paraibaonline.com.br

Exercícios aumentam o fôlego e a autoestima dos asmáticos, indica pesquisa

Agência FAPESP
Exercícios moderados reduzem em 66% os sintomas de asma. Asma controlada melhora a capacidade de realização das atividades diárias. O estudo Efeito do treinamento aeróbico sobre a morbidade psicossocial e sintomas em pacientes com asma: um estudo clínico aleatorizado, realizado por Felipe Augusto Rodrigues Mendes, doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com Bolsa da FAPESP, recebeu menção honrosa na categoria Trabalho Publicado na edição 2010 do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2002, a iniciativa do Ministério da Saúde distingue trabalhos divididos em cinco categorias: Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado, Monografia de Especialização ou Residência e Incorporação de Conhecimentos Científicos no SUS. Os temas abordados devem estar focados no desenvolvimento das políticas públicas de saúde no Brasil. O objetivo do trabalho de Mendes, fruto do mestrado "Efeito do treinamento aeróbico sobre a morbidade psicossocial e sintomas em pacientes com asma: um estudo clínico aleatorizado", era descobrir que benefícios as atividades físicas poderiam proporcionar aos pacientes asmáticos. “Somos o oitavo país com o maior número de ocorrências de asma no mundo. As causas dessa inflamação nos pulmões estão associadas a fatores genéticos e ambientais”, disse Mendes à Agência FAPESP. “Os resultados do estudo mostram que os pacientes que realizaram atividade física tiveram uma redução de 66% nos sintomas de asma quando o exercício foi praticado de forma moderada e isso mostra que o exercício físico pode ser um aliado no controle da doença”, indicou. De acordo com o orientador do trabalho, Celso Fernandes de Carvalho, professor de Fisioterapia Respiratória do Curso de Fisioterapia da FMUSP, o paciente asmático mais ansioso e deprimido abandona o uso da medicação prescrita pelo médico mais facilmente. “Ele é o que mais custa para o Sistema Único de Saúde”, disse. O estudo integrou o Projeto Temático "Mecanismos de inflamação pulmonar na asma: estudos clínicos e experimentais", coordenado por Milton de Arruda Martins da FMUSP. O trabalho de Mendes analisou 101 pessoas com idade média de 35 anos. “Setenta por cento eram mulheres, mas isso é uma característica da doença. Quando o indivíduo é jovem, a asma é predominante em meninos, em adultos ocorre o inverso”, explicou Carvalho. Do total, Mendes e colegas dividiram os participantes em dois grupos: um que não fazia exercício físico e outro que praticava exercícios aeróbicos duas vezes por semana, como a caminhada. Após três meses de treinamento físico de intensidade moderada a intensa e medicação controlada, o grupo observou uma melhora significativa não só nos sintomas da asma, como na qualidade de vida pacientes. De acordo com Carvalho, os pacientes que apresentavam sintomas a cada dois dias, totalizando 15 dias com sintomas por mês, passaram a ter entre um e dois dias de sintomas da doença por semana, somando seis no mês. Menos inflamação Outra boa notícia foi a melhora no convívio social. Com a asma controlada e a capacidade de realização das atividades diárias, os cientistas observaram que a prática de exercícios reduziu significativamente o quadro de depressão e ansiedade nos pacientes. “Devido ao fato de os pacientes não saberem quando ocorrerá a próxima crise, os pacientes asmáticos são mais ansiosos e depressivos do que a população sem asma”, afirmou Mendes. Segundo ele, o próximo passo é tentar descobrir o mecanismo de ação da atividade aeróbica na redução da inflamação pulmonar. Esse é um dos temas que vem trabalhando na sua tese. fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/exercicios-aumentam-o-folego-e-a-autoestima-dos-asmaticos-indica-pesquisa

Ministério Público recomenda proibição de jogos no Almeidão

O Ministério Público da Paraíba, através da Recomendação Conjunta nº 001/2011, por meiodas Promotorias dos Direitos do Cidadão e do Consumidor, da Comarca da capital, por seu Promotor Walberto Cosme de Lira (foto), recomendou a Secretaria do Estado de Juventude, Esporte e Laser, que determine a proibição da realização de partidas de futebol válidas pelo Campeonato Paraibano de Futebol. Segundo o documento do Ministério Público, a decisão foi tomada levando em consideração o Estatuto do Torcedor e às notórias fatalidades ocorridas em partidas de futebol devido às precárias condições dos estádios. O documento salienta, também, o fato de que o Estádio Almeidão carece de intervenções urgentes em sua estrutura física para que possa ser garantida a vida e a segurança dos torcedores e frequentadores do local. Aurélio Melo, colarador

Fonte: http://www.soesporte.com.br/admin/modules/noticia/?id=31091

22 de fevereiro de 2011

CBAt se reúne com ministério para incentivar esporte nas escolas

Portal Terra
Presidente da CBAt pede a introdução da prática esportiva no currículo. Técnicos ofereceram informações sobre a situação do atletismo no Brasil. Em encontro realizado na quinta-feira, em Brasília, com técnicos do Ministério do Esporte, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, pediu novamente a introdução da prática esportiva no currículo escolar para que o Brasil possa, de vez, se tornar uma potência olímpica e obter sucesso nos Jogos de 2016, no rio de Janeiro. "Só com o atletismo e outros esportes na Escola, conseguiremos número significativamente maior de praticantes e, em consequência, de atletas de nível olímpico", disse Gesta, na reunião, que aconteceu na sede da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Gesta apresentou os números do atletismo brasileiro, como as conquistas em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais. Também foram entregues aos técnicos do Ministério informações quanto à situação do atletismo no Brasil e em outros países. Da mesma forma, foram apresentados os Programas de Apoio mantidos pela Confederação. Além de Gesta, representaram a CBAt o superintendente-técnico Martinho Santos, o treinador-chefe Ricardo DAngelo e o assessor de imprensa Benê Turco. Pelo Ministério estava presente a equipe comandada pelo diretor de Esportes de Alto Rendimento, Marco Aurelio Klein, a coordenadora Anne Boechat, os técnicos Adriana Taboza, responsável pela área de atletismo, Angelo de Bortoli Filho e Roberto Mourão. Eles formam o grupo da Secretaria que analisa o desempenho das entidades. O secretário de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, esteve em parte da reunião. fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/cbat-se-reune-com-ministerio-para-incentivar-esporte-nas-escolas/

Conciliar cigarro e atividade física pode aumentar risco, dizem médicos

'Efeito do fumo passa a ser muito mais intenso', afirma médica Elnara Negri. Imagens de Ronaldo e Roberto Carlos fumando levantaram debate.
G1

Fazer atividades físicas está longe de ser suficiente para compensar os danos causados pelo tabagismo. E esse fato, atestado por médicos, não pode ser contornado nem por esportistas profissionais, como o ex-jogador Ronaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos, fotografados fumando em cenas divulgadas na sexta-feira (18). A médica pneumologista Elnara Negri, do Hospital Sírio-Libanês, alerta para o risco de o fumante se enganar com uma suposta compensação trazida pela atividade física. “O exercício moderado pode até combater os radicais livres, protegendo um pouco o corpo contra as lesões trazidas pelo cigarro”, afirma. “Mas isso é muito pouco, com o tempo o efeito do fumo passa a ser muito mais intenso”, alerta. Faixa marrom de jiu-jitsu, o empresário Paulo Deyllot, de 40 anos, faz exercícios desde os 15 anos e concilia uma rotina de atividades físicas com o tabagismo. Foi praticante de fisioculturismo, corrida, musculação e há 7 anos é um fanático por artes marciais. “Sou suspeito para falar porque sempre pratiquei exercícios e também fumo, desde os 16 anos. A atividade física tira a vontade de fumar”, diz Deyllot, que é proprietário de uma academia de ginástica no centro de São Paulo. O empresário admite que o cigarro tira as energias – ele fuma um maço por dia. “Fumar na academia não dá. Fumo sempre à tarde e à noite, nos intervalos”, acrescenta ele. “Qualquer atividade física ajuda os fumantes a reduzir a quantidade de cigarro, tira a ansiedade. Mas o jiu-jitsu me ajuda muito, caso contrário eu fumaria mais”, desabafa ele. Em plena Avenida Paulista, o engenheiro Oswaldo Câmara, de 59 anos, fumava um cigarro após o almoço no início da tarde desta sexta-feira (18). Mas ele diz que faz caminhadas de uma hora todos os dias, “para reduzir o cansaço e o estresse”. “Caminho sempre à noite, na rua mesmo. Como passo viajando, não tenho como ir todos os dias à academia. Mas a caminhada me ajuda a ter mais energias”, diz o engenheiro. “Na minha idade e fumante, eu tenho que me preocupar com a saúde e fazer atividade física”, acrescenta Câmara. Na unidade da Fórmula Academia do Shopping Eldorado, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, a reportagem do G1 encontrou vários frequentadores que fumam, mas que não gostam de admitir isso. A universitária Virgínia, de 23 anos, é uma delas. Como a família não sabe do vício, ela não informou o sobrenome. "Fumo nos finais de semana e nas festas, mas na academia, eu venho todos os dias", disse a jovem. Especialistas alertam para riscos Antes ou depois das práticas esportivas, o fumo traz prejuízos, especialmente à capacidade de aproveitamento da respiração, condição necessária para o bom rendimento das atividades. “Quando você fuma e logo em seguida faz exercício físico, isso é desastroso, pois a sua pressão arterial aumenta. Para quem tem problema de hipertensão pode levar a complicações”, explica a médica Elnara. O cigarro é também um fator de risco para doenças coronarianas. Por isto, quem fuma há anos e resolve praticar atividades físicas está exposto ao risco de infarto. “Antes de começar a fazer atividade física, (o fumante) precisa fazer um check-up cardiovascular e pulmonar completo”, recomenda Elnara. Caso os exames mostrem que o paciente está apto, ele pode se exercitar com níveis graduais de esforço, acompanhado de um especialista. De acordo com o médico do esporte e fisiatra Mário Sérgio Rossi Vieira, o cigarro piora o rendimento tanto de atletas profissionais quanto de pessoas que praticam exercícios físicos regularmente. “O cigarro vai afetar entre 20% a 30% da capacidade cardiovascular do fumante”, explica o especialista do Hospital Albert Einstein. Mário Sérgio alerta que nem mesmo quem fuma só depois dos exercícios escapa dos danos ao corpo. “Cigarro depois de exercício físico é perigoso, você está respirando de maneira forte e acaba inalando uma substância altamente tóxica.” Fumar também leva a uma diminuição do muco no sistema respiratório. A substância protege o organismo contra agentes infecciosos como bactérias, vírus e partículas suspensas no ar poluído. O cigarro ainda pode levar ao endurecimento de vasos sanguíneos, fenômeno que aumenta a pressão arterial, e ao surgimento de aterosclerose - placas de gordura que aparecem na parede de artérias e veias. Atletas em risco A médica pneumologista Elnara Negri explica que o dano do cigarro ao corpo também é notado na destruição das membranas que envolvem as células do corpo e na alteração do DNA. São sintomas conhecidos como estresses oxidativos. Segundo Elnara, atletas de alto rendimento como maratonistas podem ter a saúde comprometida pelo fumo, pois o estresse oxidativo é piorado. “São pessoas que já têm um envelhecimento mais precoce. Com a ação do cigarro, a destruição do corpo é potencializada.” Na avaliação do médico do esporte e fisiatra Mário Sérgio, entre atletas de alto rendimento fumar é algo que se faz escondido. “Na minha experiência prática, eu raramente vejo um atleta sendo um fumante rotineiro”, afirma Mário. “Eles podem fumar no final de semana, esporadicamente, quando a gente não pode fiscalizar, mas é muito raro entre os atletas sérios.” Por Tahiane Stochero e Mário Barra

fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/conciliar-cigarro-e-atividade-fisica-pode-aumentar-risco-dizem-medicos

21 de fevereiro de 2011

Brasil ganha bronze no Ibero-Americano de Maratona

20|02|2011 - 19:16 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Manaus - Os Campeonatos Ibero-Americanos de Maratona foram disputados neste domingo (20) em Caracas, na Argentina. Na prova feminina, a paraibana Mary Emannuella da Costa Oliveira natural da cidade de Campina Grande-PB terminou em terceiro lugar, com 2:54:57. O ouro e a prata foram, respectivamente, para as venezuelanas Yolimar Pineda , que marcou 2:50:21, e Norelys Lugo , com 2:54:03. No masculino, vitória também foi para a Venezuela, com Larryn Sánchez que compeletou o percurso em 2:19:21.

fonte: http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4472

Editado por: Profº Henrique Guedes.

Corrida de Rua e Musculação

A Musculação pode te fazer um corredor mais forte

Praticar musculação ajuda a fortalecer a musculatura do corpo e previne lesões. O que pode auxiliar o praticante de corrida a ir mais longe. Isso não quer dizer trocar os treinos de corrida pela a musculação. A musculação juntamente com alongamentos diários te proporciona uma maior flexibilidade e maior força muscular evitando lesões e permitindo ao atleta treinar por mais tempo e por maiores distancias. Auxilia também a controlar o desequilíbrio muscular causado pelo treino da corrida entre os músculos anteriores e posteriores da coxa.

Referências CHICHESTER, B. CROFT, J. Em Plena Forma. Livraria Noel, 1997.

Malhar o corpo todo Corrida e Emagrecimento Corrida e Emagrecimento

fonte: http://serginhopersonaltrainer.wordpress.com/2011/02/21/corrida-de-rua-e-musculacao/

Resultados de sábado e domingo

Resultados de sábado e domingo

Sábado

Paulistão 17h - Americana 2 x 0 Ituano 19h30 - São Paulo 4 x 0 Bragantino 19h30 - São Caetano 1 x 0 Portuguesa 19h30 - Grêmio Prudente 0 x 2 Oeste 19h30 - Santo André 0 x 4Paulista

Série A2 16h - Pão de Açúcar 2 x 2 XV de Piracicaba 16h - São Bento 1 x 0 Guarani 17h - União Barbarense 3 x 4 Red Bull 19h - América 3 x 1 Marília 19h30 - União São João 2 x 3 Ferroviária

Série A3 10h - Paulínia 3 x 1 Grêmio Osasco 16h - Juventus 0 x 0 Taubaté 19h - Velo Clube 3 x 0 Taboão da Serra

Alagoano 16h - Murici 3 x 2 CRB 21h30 - CSE 1 x 2 Corinthians

Amazonense 17h - Fast Club 7 x 3 Princesa 17h - Rio Negro 0 x 0 Nacional

Brasiliense 17h - Brasília 0 x 0 Ceilândia 17h - Gama 1 x 2 Brasiliense

Capixaba 16h - Rio Branco 1 x 1 Aracruz 16h - Serra 1 x 2 Espirito Santo 16h - São Mateus 2 x 1 Vitória

Carioca 14h45 - Resende 1 (5) x (4) 1 Bangu 17h - Fluminense 2 (2) x (4) 2 Boavista

Catarinense 19h30 - Criciúma 1 x 1 Chapeocoense

Gaúcho 17h - Inter 1 (4) x (5) 1 Cruzeiro 20h30 - Juventude 0 x 2 São José

Matogrossense 21h30 - Sinop 1 x 2 Luverdense

Mineiro 17h - Tupi 1 x 1 América-TO 17h - Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga

Paraíbano 18h - Miramar 1 x 1 Auto Esporte 18h - Esporte 2 x 2 Desportiva 18h - Sousa 1 x 1 Botafogo

Pernambucano 17h - Náutico 2 x 1 Ararpina 17h - Porto 0 x 1 Amérixa

Potiguar 18h - Baraúna 1 x 0 Potiguar-M 19h - Santa Cruz 2 x 1 América

Sergipano 16h - Confiança 2 x 1 Socorrense

Domingo

Paulista série A1 Mogi Mirim 0 x 0 Palmeiras Corinthians 3 x 1 Santos São Bernardo 2 x 0 Noroeste Mirassol 2 x 0 Linense Ponte Preta 3 x 1 Botafogo

Paulista série A2 Sertãozinho 1 x 1 Catanduvense Monte Azul 0 x 0 Rio Preto Palmeiras/Jaguariúna 2 x 1 Atlético Sorocaba Rio Claro 3 x 1 Comercial São José 3 x 1 Rio Branco

Paulista série A3 Internacional 1 x 1 Itapirense Penapolense 2 x 0 XV de Jaú São Carlos 1 x 3 Batatais Flamengo 2 x 0 Barueri Santacruzense 3 x 1 Taquaritinga Inter de Bebedouro 2 x 1 Lemense Osvaldo Cruz 2 x 2 Francana

Alagoano Santa Rita 3 x 0 Sport ASA 0 x 1 Coruripe CSE 1 x 2 Corinthians CSA 5 x 3 Ipanema

Amazonense Operário 2 x 2 São Raimundo Sul América 0 x 2 Penarol

Baiano Bahia de Feira 2 x 1 Ipitanga Atlético 2 x 2 Camaçari Juazeiro 5 x 2 Fluminense de Feira Bahia 2 x 0 Vitória Colo Colo 2 x 0 Feirense Vitória da Conquista 3 x 1 Serrano

Brasiliense Formosa 0 x 0 Botafogo CFZ Brasília 0 x 1 Atlético Ceilandense

Carioca Nova Iguaçu 1 x 3 Olaria Flamengo 1 x 1 Botafogo (nos pênaltis vitória do Flamengo por 5 x 3)

Catarinense Figueirense 3 x 1 Joinville

Cearense Fortaleza 5 x 1 Icasa Guarany 2 x 2 Ceará Quixadá x Crato Guarani x Itapipoca Tirandentes x Limoeiro Ferroviário 2 x 5 Horizonte

Gaúcho Grêmio 5 x 0 Ypiranga Caxias 1 x 0 Veranópolis

Goiano Santa Helena 1 x 6 Goiás Anapolina 1 x 0 Atlético Aparecidense 0 x 1 Trindade CRAC 2 x 1 Goianésia

Matogrossense Vila Aurora 1 x 2 Barra do Garças Operário 0 x 3 Mixto Primavera 1 x 1 CRAC Mineiro Guarani 2 x 4 Atlético Caldense 1 x 1 Uberaba América 2 x 1 Funorte

Paraense Cametá 4 x 1 Castanhal Tuna Luso 0 x 0 Remo

Paraíbano Campinense 2 x 0 Nacional

Paranaense Arapongas 1 x 0 Paraná Roma Apucana 1 x 0 Corinthians-PR Operário 2 x 1 Iraty Rio Branco 2 x 2 Paranavaí Cascavel 1 x 1 Cianorte Coritiba 4 x 2 Atlético-PR

Pernambucano Cabense 2 x 0 Ypiranga Salgueiro 5 x 1 Vitória Central 0 x 1 Santa Cruz Sport 3 x 1 Petrolina

Potiguar Palmeira de Goianinha 2 x 1 Alecrim Santa Cruz 2 x 1 América

Sergipano América 1 x 2 River Plate Guarany 2 x 0 Olímpico São Domingos 0 x 1 Estanciano Itabaiana 1 x 0 Sergipe

fonte: Só Esporte

20 de fevereiro de 2011

Importância da Hidratação – Parte 1

Porque hidratar

Com a atividade física a temperatura corporal é elevada e a transpiração é um mecanismo do próprio corpo para tentar resfriá-lo. Podemos perder muito liquido, e este liquido precisa ser reposto. Nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água que auxilia em papeis importantes no nosso organismo como transportar os nutrientes, regular a temperatura corporal e servir como meio onde ocorre a digestão, são algumas das funções. A hidratação deve ser:

Fase do ciclo de vida Sexo feminino Sexo masculino
Crianças (2 a 3 anos) 1,0 1,0
Crianças (4 a 8 anos) 1,2 1,2
Crianças (9 a 13 anos) 1,4 1,6
Adolescentes e Adultos 1,5 1,9

Para realização de uma atividade física como corrida, por exemplo, este consumo deve ser elevado e também acompanhado de uma bebida esportiva, para repor também os saís minerais. Deve-se aumentar a ingestão de água alguns minutos antes da corrida, durante cerca de 150 ml a cada 30 minutos, e ao final ingerir aproximadamente 3 copos de água ou bebida esportiva.

Referências Instituto de Hidratação e Saúde, www.ihs.pt

Não afogue na água Alimente-se Corretamente Hidrotônico e Isotônico

19 de fevereiro de 2011

Dia do Esportista

19 de Fevereiro

Esportista

O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente - e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente.

Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente.

Daí concluírmos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.

O esportista, então, é aquele que tem como principal intenção superar outros competidores e até a si mesmo, suas próprias limitações. Quando o esportista cruza a faixa de chegada ou o juiz da disputa determina seu encerramento, trata-se do ponto final de um trabalho exaustivo para atingir o ápice do condicionamento corporal, visando a vitória.

Ele encerra em si o desejo de perfeição, a idéia de totalidade.

O atleta perseguirá essa finalidade em toda a sua vida dedicada ao esporte.

Esporte na Antiguidade

Entre espartanos e atenienses, o esportista ocupava lugar de destaque. O povo grego, aliás, foi o primeiro a atingir um alto grau de civilização na Europa e uma das inúmeras heranças deixadas pela Grécia para o mundo moderno foi a Educação Física.

O valor dos exercícios físicos eram de tal forma reconhecidos por Aristóteles e Hipócrates, que eles chegavam mesmo a afirmar que a educação do corpo devia anteceder a do intelecto. "(...) que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ter visto a beleza e conhecido a força que seu corpo é capaz de produzir", dizia Sócrates.

Não é à toa afirmarem que os gregos e os persas foram os primeiros a sistematizar a prática do esporte.

De qualquer forma, independente do valor que os gregos davam aos exercícios, não podemos esquecer que o homem tem relação com o uso do corpo para a conquista desde os primatas. Estes, quando fugiam de animais ferozes ou lutavam por áreas e domínios estavam, de certa forma, competindo.

Acredita-se que, depois da alimentação, a mais remota ação do homem no mundo é a que hoje conhecemos como esporte.

A luta do Kung-fu, por exemplo, foi desenvolvida na China há cerca de cinco mil anos.

Um enfoque psicológico

Desde a infância, sentimos necessidade de nos mover, descobrir sensações e viver experiências que aumentem nossa bagagem de conhecimentos. Essa necessidade se realizaria assim... digamos, concretamente, na prática de esportes.

E mesmo que uma pessoa não se sinta atraída a ser um esportista na vida adulta, provavelmente brincou muito em criança - sozinha ou com amigos -, usando seu corpo e sua mente em jogos e competições.

Os jogos infantis, na verdade, são parecidos em todas as civilizações. Da Grécia antiga até os tempos modernos, quem não brincou de cabra-cega, esconde-esconde, apostar corrida ou cavalo de guerra?

Até os cinco anos, a criança costuma jogar sozinha (mesmo em companhia de outras) e só depois dessa idade é que passa a brincar em grupo e a estabelecer normas para as brincadeiras, aproximando-se do que, para elas, significa o mundo adulto.

Só na adolescência e na vida adulta é que o esporte ganha outro significado: de dar vazão às pressões internas, assegurando o equilíbrio emocional. Para um atleta, um esportista, o significado ganha ainda um tempero a mais - de realização pessoal e profissional.

O mundo dos esportes e, conseqüentemente, do esportista, é o mundo onde as leis do cotidiano são substituídas por regulamentos próprios para cada modalidade esportiva, ou seja, trata-se de uma realidade artificial, criada pelo próprio homem.

Da mesma forma, o espectador também tende a entrar nesse mundo, incluindo-se na disputa. Ele se identifica com os competidores e participa incentivando, se desgastando junto com o atleta, formando assim as torcidas.

Esporte e saúde

Nos dias de hoje, o esporte praticado como hobby é cada vez mais associado à saúde, além, é claro, da vaidade que invade e lota as academias de ginástica. Mas é fato que praticar exercícios regularmente contribui, e muito, para a saúde física e mental do homem, seja ele esportista ou não.

Entre os adolescentes, a preocupação com o bem estar e a estética do corpo aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Isto vem mudando o corpo dos jovens, que está ficando mais alto e mais pesado.

Comparado à geração anterior, um garoto de 15 anos está com quatro centímetros a mais em sua estatura média. O mesmo acontece com as meninas.

No peso é que a situação muda de figura: meninos praticam esportes, de olho no aumento da massa muscular, enquanto as garotas se preocupam mais em manter o peso, com objetivos estéticos.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Auto pronto e escalado para enfrentar o Miramar

Na manhã desta sexta-feira, o Técnico Reginaldo Sousa comandou o último coletivo apronto antes da partida diante do Miramar, na tarde deste sábado (19) na Arena Graça, às 16 horas. O treinador definiu o time titular e os jogadores que estarão a sua disposição no banco de suplentes.

Reginaldo deverá usar o mesmo esquema que utilizou na última vitória alvirrubra, ou seja, o 3-5-2. Iniciando a contenda futebolística com: Amaury, Galdino, Allan, Moisés, Gildo, Ely, Overlan, Ione, Jan, Mala e Lee.

Ainda estarão a disposição os jogadores: Robson, Nailton, Trindade, Dyego Borges, Miranda, Romarinho e Adão

O Alvirrubro da Capital segue concentrado em hotel na orla marítima de João Pessoa, e seguirá por volta das 14 horas para o local da partida.

Aos torcedores que forem acompanhar a partida deste sábado, os ingressos custarão 10 reais (preço único).

Miramar x Auto, será a partida que a equipe “Voz da Torcida” transmitirá nesta rodada.

fonte: http://www.vozdatorcida.com/2011/02/18/auto-pronto-e-escalado-para-enfrentar-o-miramar/

Miramar vs Auto Esporte

À pedidos do Miramar Esporte Clube (mandante da partida) o Duelo entre o Alviverdes e Alvirrubros foi antecipado para hoje (19), as 16h, no Estádio da Graça.

Segundo dirigentes do Tubarão da Península, a partida iria concorrer com o jogo na TV entre Botafogo vs Flamengo, pela semi-final da Taça Guanabara.

ATENÇÃO TORCEDOR: O passaporte não será válido para este jogo.

Fonte: http://www.autoesporteclube.com/

18 de fevereiro de 2011

Anvisa quer banir venda de emagrecedores no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quer proibir o consumo e venda no Brasil da sibutramina e de outros inibidores de apetite derivados das anfetaminas (anfepramona, fempropox e mazindol).
Folha.com.br

Alguns remédios que contêm sibutramina são Reductil, Plenty, Saciette, Biomag, Vazy, Slenfig, Sibutran e Sigran. A proposta será discutida em audiência pública em Brasília na próxima quarta-feira, dia 23. Depois disso, a decisão será tomada pela diretoria da agência. A avaliação da Câmara Técnica de Medicamentos da Anvisa é que o risco potencial à saúde desses produtos supera os benefícios. No caso da sibutramina, a manutenção da perda de peso a longo prazo seria difícil e não compensaria os possíveis danos ao sistema cardiovascular. Já os anfetamínicos trariam riscos pulmonares e ao sistema nervoso central. Em nota, a Anvisa informa que os inibidores de apetite que contêm sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos já foram banidos em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco para o paciente. "As novas evidências científicas, aliadas aos dados obtidos por meio das ações de vigilância pós-mercado da Anvisa, apontam para a necessidade de retirada dos inibidores de apetite do mercado brasileiro, não havendo justificativa para a permanência desses produtos no país", afirma a nota. RESTRIÇÕES O cerco à venda de emagredores com sibutramina começou no ano passado. No final de março de 2010, a A Anvisa endureceu as regras para prescrição e venda da droga. Desde então, o medicamento só pode ser vendido com receita azul (de controle especial) --antes, podia ser comprado com receita branca (de controle simples). Com isso, a sibutramina deixou de constar da lista de medicamentos de controle comum e passou a ser classificada como droga anorexígena (que atua no sistema nervoso central), junto com outras três: dietilpropiona (anfepramona), femproporex e mazindol. A restrição de março de 2010 ocorreu depois de a Europa suspender a venda da substância, com base em um estudo que ligou o remédio ao maior risco cardíaco em pessoas propensas. Na ocasião, a Abbott, fabricante dos medicamentos Meridia e Reductil, que contêm com sibutramina, divulgou nota afirmando que a substância 'apresenta uma relação positiva de risco-benefício quando utillizada adequadamente'.

DE BRASÍLIA DE SÃO PAULO Com AGÊNCIA BRASIL

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/anvisa-quer-banir-venda-de-emagrecedores-no-brasil/

17 de fevereiro de 2011

Ansiedade esta se tornando um problema infantil

Revista Época.com
Número de crianças ansiosas aumentou 60% em uma década no Brasil. Especialistas indicam como perceber o disturbio e indicam tratamentos. As crianças são, por natureza, ansiosas. Todo pai sabe que vai ouvir mais de 20 vezes a pergunta sobre quanto tempo falta para acabar a viagem ou chegar o dia do aniversário. Mas às vezes a ansiedade passa dos limites. É comum que uma menina de 11 anos pergunte quando vai ser uma festa. Não é comum que ela durma com um relógio e acorde durante a noite para checar quantas horas faltam. Letícia dos Santos fazia isso. Todo evento importante era precedido de grande sofrimento. “Ela chegava a ter falta de ar e uma vez desmaiou antes de uma prova”, diz a mãe, a comerciária Sirlene dos Santos. O desmaio serviu de alerta. A mãe a levou a uma emergência, mas não constataram nenhum problema físico. O pediatra não conseguiu encontrar uma causa para o desmaio. Algum tempo depois, quando o avô de Letícia precisou amputar uma perna, em decorrência de hepatite, sua ansiedade explodiu. “Ela não podia visitá-lo, então cismava que ele tinha morrido”, diz a mãe. “A Letícia pedia para eu provar que ele estava vivo, que o pusesse para falar com ela no celular.” A mãe começou a pensar em procurar um psicólogo e acabou vendo um anúncio da Santa Casa com os sintomas da ansiedade infantil. Reconheceu a filha em cada palavra que leu: preocupação excessiva, sofrimento por antecipação, dificuldade de dormir. O distúrbio que acomete Letícia é cada vez mais frequente no Brasil. Um levantamento feito pelo Centro de Atendimento e Pesquisa de Psiquiatria da Infância e Adolescência (Capia) da Santa Casa do Rio de Janeiro mostra que em dez anos o número de crianças com o transtorno cresceu 60%. O Capia costuma atender 40 crianças a cada semana. Há dez anos, oito delas, em média, saíam com o diagnóstico de ansiedade. Hoje, são 13. Também em São Paulo se nota um aumento de casos, diz Fernando Asbahar, coordenador do projeto de Transtornos Ansiosos da Infância e Adolescência no Hospital das Clínicas, embora ele não tenha uma contagem como a do Rio. Estudos De acordo com a Associação Americana de Transtornos de Ansiedade, entre 9% e 15% da população de 5 a 16 anos sofre do distúrbio. Na falta de estudos que mostrem se esse porcentual varia de um lugar para outro, os psiquiatras brasileiros trabalham com a mesma estimativa. Há sinais de que o mundo moderno tenha agravado o problema. Um levantamento feito com 300 estudantes americanos pelo pesquisador Jean Twenge, da Universidade de Cleveland, concluiu que as crianças americanas são sete vezes mais ansiosas do que há 70 anos. Twenge pesquisou questionários do “Inventário de personalidade”, aplicado no Estado de Minnesota a todos os alunos do ensino médio desde 1938. As crianças de hoje mostram-se mais inseguras sobre seu futuro, confiam menos em si próprias e demonstram medo de não ter controle sobre fatores externos. O transtorno é potencialmente grave. Em suas formas mais severas, a ansiedade pode afetar o raciocínio, a habilidade de tomar decisões, a percepção de seu ambiente, o aprendizado e a concentração. Além disso, vem se formando entre os médicos o consenso de que muitas desordens da vida adulta, desde dificuldades de relacionamento até a depressão, têm suas primeiras manifestações na infância – e em muitos casos poderiam ser evitadas com tratamento precoce. Esse tratamento é relativamente simples. Em poucas semanas de acompanhamento psicológico, Letícia já consegue dormir sem o relógio ao lado da cama e se mostra mais tranquila. A grande dificuldade, em casos como o dela, é o diagnóstico. Apesar de serem tão comuns, os distúrbios de ansiedade costumam passar despercebidos – talvez porque seus sintomas comportamentais sejam tão parecidos com virtudes. É o caso de Vitória de Anchieta Custódio, de 10 anos. Ótima aluna, ela não se conforma com notas menores que 9. Está sempre preocupada com a saúde dos avós. Quando eles adoecem, pergunta o tempo todo à mãe sobre o estado de saúde deles. Vitória não cede à tentação do consumo desenfreado e até rejeita presentes: ela se importa com a situação financeira da família. Se chove, Vitória liga para o pai para saber se está tudo bem e se ele voltará para casa em segurança. Tem poucos amigos – e se dedica extremamente a eles. Parece, enfim, uma menina exemplar. Mas suas características dão sinais de uma espécie de sofrimento. É difícil atinar que as qualidades tão prezadas nos filhos possam indicar problemas. Tão difícil que mesmo os sintomas físicos costumam ser ignorados. Em 80% dos casos a ansiedade vem acompanhada de manifestações como náusea, vômitos, dores de barriga, úlceras, diarreia, falta de ar, fraqueza ou até queda de cabelo. Em geral, os pais procuram pediatras queixando-se do problema orgânico e a ansiedade fica mascarada. Se o pediatra levanta a possibilidade de ser algo psicológico, muitos pais reagem mal. “Nós sofremos muita pressão dos amigos quando dissemos que a Vitória iria a um psicólogo, mas hoje ela está bem melhor”, diz a mãe, Carla Parreira. Para tentar sanar a subnotificação do distúrbio, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) iniciou uma campanha com os pediatras, orientando-os para os sintomas mais comuns. “Percebemos que a maioria dos casos de dores abdominais persistentes e também de perda de peso tem origem psicológica. A orientação aos pediatras é que eles considerem essa possibilidade no diagnóstico”, diz Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP. Ele afirma que crianças “terceirizadas” são mais propensas a sofrer ansiedade por causa da separação. “Hoje as mães trabalham e muitas costumam deixar os filhos com babás. Quem tem filho tem de saber que nos primeiros anos de vida é essencial ter tempo para ele.” Para Fabio Barbirato, coordenador do Capia, no Rio, o número de diagnósticos cresceu porque os profissionais estudam mais o transtorno e estão mais capacitados para detectá-lo. Cresceu também a quantidade de psiquiatras infantis no Brasil. Há dez anos eram 150, hoje são 600. Mas, sem a ajuda dos pediatras, a maioria dos casos de ansiedade ainda ficará sem tratamento. E crianças ansiosas dificilmente serão curadas sozinhas. Barbirato diz que o mais comum é que se tornem adultos ansiosos, que passarão a noite em claro na véspera de apresentar um projeto corriqueiro no trabalho e evitarão situações sociais nas quais se sintam desconfortáveis. De acordo com estudos internacionais, em 80% dos casos um menino ansioso vira um adulto deprimido. No Brasil É possível que o número de casos no Brasil esteja crescendo apenas como consequência de melhoras no processo de diagnóstico. Mas os médicos também apontam uma tendência social. As crianças de hoje, segundo Barbirato, estão expostas a mais pressão. “Com 5, 6 anos, eles já estão se preparando para os vestibulinhos. A nota média nas escolas subiu e existe uma cobrança maior por desempenho”, diz. A violência também provoca a ansiedade. Psicólogos relataram um aumento de consultas no período em que se noticiou o caso da menina Isabella Nardoni, jogada da janela do apartamento do pai, em São Paulo. Outro fator de estresse seria a exposição às conversas de adultos. As crianças estariam, hoje, mais expostas a discussões sobre dinheiro, brigas dos pais, conflitos no trabalho ou na sociedade. Sem maturidade para saber que estão protegidas, as crianças fantasiam perigos. Há, porém, a opinião oposta. “As crianças de hoje são protegidas demais”, diz a filósofa e escritora Tania Zagury, autora de Limites sem trauma. “Elas são pouco exigidas. Então quando chega a hora de um vestibulinho, de uma cobrança na escola, elas não sabem como lidar, não foram preparadas.” Para Tania, a ansiedade é fruto do imediatismo que tomou conta da sociedade. Ou talvez não seja nada disso. Segundo um estudo publicado no mês passado na revista Nature, a ansiedade pode estar gravada em nosso DNA tanto quanto a cor dos olhos ou do cabelo. Embora fatores externos exerçam influência, a predisposição para a ansiedade seria hereditária. Cientistas do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, monitoraram um grupo de 1.500 macacos e constataram que os 238 mais ansiosos eram da mesma família. Um mapeamento cerebral dos animais mostrou que as duas áreas do cérebro mais ligadas a esse sentimento, a amígdala e o hipocampo, funcionavam de forma parecida no grupo, com a atividade intensa, maior do que nos mais calmos, assim que uma possível ameaça surgia. As duas regiões do cérebro são responsáveis por identificar um problema e decidir uma resposta a ele. No grupo de macacos mais ansiosos, a reação era exagerada – como nos ansiosos humanos – e se mantinha mesmo depois que a ameaça cessava. “O estudo é um grande passo para mostrar que a ansiedade é muito mais biológica do que imaginamos”, disse Ned Kalin, neurologista da Universidade de Wisconsin. Não é incomum haver irmãos ansiosos. O irmão menor de Vitória, Gabriel, fez tratamento quando tinha 7 anos. Entre os pacientes da Santa Casa, 88% têm um pai ou uma mãe ansioso. “Isso muitas vezes dificulta o tratamento porque o pai, por ser ansioso, acha o filho normal e diz que com o tempo passa”, diz Barbirato. Vida ansiosa Um dos maiores obstáculos para identificar o transtorno é que o problema não está na existência da ansiedade, mas no grau em que ela aparece. A ansiedade faz parte da vida. Desde a tenra infância, os desafios que enfrentamos podem provocar retração, busca de apoio, aversão ao risco, até falta de confiança em si mesmo. Normalmente, esses problemas desaparecem quando a criança aprende a lidar com a situação nova ou quando a situação muda. É assim com a troca de escola, entrar na piscina ou no mar, fazer provas etc. A ansiedade é um mecanismo de proteção. Em 1996, fez sucesso um livro do então presidente da Intel, Andy Grove, defendendo a tese de que, no mundo dos negócios, só os paranoicos sobrevivem. “Em quantidade normal, a ansiedade pode fazer a pessoa crescer e se desenvolver”, diz a psicóloga Lilian Lerner de Castro, vice-presidente da Associação dos Portadores de Transtorno de Ansiedade (Aporta). Ansiedade de menos é ruim. Relaxados, somos mais vulneráveis. Um estudo da seguradora inglesa Elephant mostrou que 65% dos acidentes de carro acontecem num raio de menos de 10 quilômetros de casa – quando nos sentimos tranquilos e baixamos a guarda. Mas ansiedade demais paralisa. “Enquanto o deprimido remói o passado, o ansioso vive preso no futuro”, diz Angela Donato Oliva, professora de pós-graduação do Programa de Psicologia Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A ansiedade é como uma forte alergia psicológica. Você tem uma reação desproporcional a algo que, para os outros, é corriqueiro.” No caso de uma criança assim, a simples ida à casa de um coleguinha detona uma onda de preocupação e expectativa exacerbada. “Quando a gente dizia que ele iria visitar algum amigo, o Bruno ficava perguntando quando ia ser, como ia ser. Se preocupava com tudo, com a roupa que ia, quem ia levar, que horas ia voltar. Isso às vezes semanas antes”, diz a professora Fátima Aparecida Borges da Costa, mãe de Bruno, de 9 anos, que faz terapia para combater a ansiedade. Se é assim com visitas, o que dizer de mudanças mais radicais? Gabriele Rodolfo, de 9 anos, teve de trocar de escola quando os pais se separaram. Não aceitou. Teve medo dos novos colegas e professores. Horas antes da aula ela começava a ter ânsias de vômito. Levada à força, tinha crises de choro. A mãe, Fátima Fernandes, acabou tirando-a da escola e hoje ela tem uma professora particular. Ainda assim, Gabriele só aceitou a presença da estranha depois que começou o tratamento contra a ansiedade. “Ela passou a ter medo de tudo e é muito tímida”, diz a mãe. Crianças que são “pequenos adultos”, muito responsáveis, também podem ser ansiosas. Quando Bruno começou a demonstrar preocupações incompatíveis com sua idade, a mãe desconfiou que havia algo de errado. “A gente dava um presente e ele perguntava: mas você vai poder pagar isso? No início eu achava que ele fosse só um menino responsável, o filho-padrão que todo pai quer ter”, diz Fátima. Quando ele soube que a mãe trabalharia no Censo e ia ter de entrevistar pessoas, Bruno começou a temer que ela encontrasse algum maníaco. O garoto começou a ter descamações na pele. Os medos foram evoluindo a ponto de Bruno não conseguir mais dormir sozinho. Hoje, o garoto está sendo acompanhado por um psicólogo e já mostra sinais de melhora. E os pais? Os pais têm papel fundamental no tratamento. E o ingrediente mais importante é paciência, misturada com carinho. Na maioria das vezes, a ansiedade é temporária. Pesquisas mostram que 90% das crianças entre 2 e 14 anos têm pelo menos um temor específico. Até os 2 anos, pode ser o medo de separar-se dos pais ou o susto com barulhos fortes. De 3 a 6 anos, os mais comuns são os medos de seres imaginários ou do escuro. Entre 7 e 16 anos, os temores podem ser de se machucar, ir mal na escola, desastres naturais. Como saber, então, se a ansiedade passou dos limites aceitáveis? Especialistas afirmam que os pais devem se preocupar quando a criança der sinais claros de estar sofrendo, quando o transtorno afetar sua rotina (notas baixas, vida social afetada) ou quando ela passar a apresentar sintomas físicos. O tratamento pode envolver apenas acompanhamento psicológico e, em alguns casos, medicação (em geral, para aumentar o nível de serotonina, que provoca sensações de relaxamento). A terapia, sozinha, leva entre dois e quatro meses para mostrar resultados. Quando tratadas só com medicação, as crianças apresentam melhora em apenas 15 dias, mas o índice de recaída é alto, de 30%. Perceber o problema e tratá-lo pode mudar a vida de quem sofre do transtorno. Em 2009, Graziela de Caro, de 16 anos, fez inscrição para concursos seletivos em escolas técnicas do Rio. Durante a preparação, seu comportamento mudou. “Ela sempre achava que estava muito doente, que alguma coisa ruim ia acontecer. Isso desestruturava toda a família”, afirma a mãe, a funcionária pública Marinele Reis, de 40 anos. Graziela acordava de madrugada com medo. Tinha dor de cabeça, tonturas, ia ao médico, que nada encontrava. Acabou não passando nas provas. No ano passado, começou a fazer tratamento. “Ela ficou mais tranquila e, agora, passou para a Fundação Oswaldo Cruz”, diz Marinele. Graziela concorria com outros 30 alunos no curso de gerência de saúde. Livre da ansiedade, conseguiu. fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/ansiedade-esta-se-tornando-um-problema-infantil

16 de fevereiro de 2011

Hipotireoidismo tem sequelas graves se não for tratado

A falta de tratamento para o hipotireoidismo pode trazer consequências bem mais graves do que a dificuldade de emagrecer e manter o peso _dificuldade que foi citada ontem por Ronaldo, no anúncio de sua aposentaria, e atribuída por ele à doença.
Folha.com.br

O jogador, como todo o Brasil agora sabe, sofre de hipotireoidismo há quatro anos, e ainda não se tratou. A falta de medicação adequada para o problema pode causar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose (entupimento das veias), infarto e insuficiência cardíaca. O hipotireoidismo é um distúrbio caracterizado por uma menor atividade da glândula tireoide, que produz hormônios responsáveis por estimular o metabolismo e o trabalho celular. A falta do hormônio faz com que o metabolismo fique mais lento. Os principais sintomas são sonolência, cansaço e perda na capacidade de raciocínio. Estima-se que 6% da população mundial tenha algum grau do distúrbio, de acordo com o endocrinologista João Roberto Maciel Martins, da Universidade Federal de São Paulo. "É muito mais comum entre mulheres, principalmente após a menopausa. A alteração pode aparecer de uma hora para outra, mas as manifestações são graduais." A principal causa é uma doença autoimune, chamada de tireoidite de Hashimoto, inflamação que faz a glândula perder progressivamente sua função. "Não se sabe ao certo por que é mais comum em mulheres, mas pode ter uma relação com as variações hormonais. Mulheres também têm mais doenças autoimunes", diz Ricardo Meirelles, presidente da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). Além da doença autoimune, há outras causas para o hipotireoidismo como inflamações, tratamentos com radioterapia ou a retirada do órgão por cirurgia. Um exame de sangue simples pode detectar o problema. O tratamento é feito com a reposição do hormônio T4 em dosagens calculadas de acordo com o grau da doença e o peso do paciente. PERDA DE PESO Ficar sem tratar o hipotireoidismo pode, sim, causar aumento de peso. Mas, diz Martins, a alteração é leve, efeito da retenção de líquidos, e não de maior quantidade de gordura no corpo. "Varia muito de pessoa para pessoa, mas pode-se dizer que o peso aumentaria em média dois ou três quilos." De acordo com Meirelles, a reposição do hormônio é capaz de reverter os sintomas e impedir o ganho de peso. "O tratamento é muito eficaz, o organismo fica equilibrado. Não tem por que alguém não tratar." A longo prazo, a falta do hormônio altera as funções cardíacas, reforça o endocrinologista José Augusto Sgarbi, professor da Faculdade de Medicina de Marília e membro da Sbem/ SP. "O hormônio da tireoide é muito importante para o funcionamento do coração. Sua falta altera os batimentos, aumenta os níveis de colesterol e pode também causar insuficiência cardíaca." por JULIANA VINES

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/hipotireoidismo-tem-sequelas-graves-se-nao-for-tratado/

Danos das Estrias

Ganho de massa muscular muito rápido causa estrias

As estrias são formadas quando as fibras elásticas da pele se rompem formando um corte, o sangue inunda esta região e reflete imediatamente na pele. Elas aparecem quando ocorre um ganho de massa muscular muito rápido, os músculos esticam a pele além da sua capacidade causando o rompimento das fibras. Nos homens é comum aparecer no peitoral, já nas mulheres nos glúteos e coxa. Desta forma a melhor forma de prevenção é respeitar o seu corpo. Pode até conseguir resultados rápidos, mas o corpo irá “reclamar”.

Treino em excesso, Cuidado! Melhore seus treinos comendo Dormir também é treino

Fonte: http://serginhopersonaltrainer.wordpress.com/

População e Sedentarismo

Porque sair do Sedentarismo!

Um estudo feito pelo Centro de Estudos do Laboratório Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS no ano de 2002, mas muito atual até hoje, mostra que aproximadamente apenas 46% da população do estado de São Paulo pratica pelo menos o mínimo de alguma atividade física recomendada para manutenção da saúde (30min por dia 3 vezes por semana). O estudo também mostrou que o sedentarismo aumentou com o aumento da idade. Os moradores do litoral são menos sedentários quando comparados com os moradores do interior e da grande São Paulo. Estes dados são preocupantes, pois todos já sabemos que a pratica de atividade física previne várias doenças, melhora as condições cardiovasculares, respiratórias, a circulação do sangue, as funções cerebrais e evita o envelhecimento precoce. Escolhas sua modalidade e mexa-se!

Referências: S. M. MATSUDO, V. R. MATSUDO, T. ARAÚJO, D. ANDRADE, E. ANDRADE, L. OLIVEIRA, G. BRAGGION, Nível de atividade física da população do Estado de São Paulo: análise de acordo com o gênero, idade, nível socioeconômico, distribuição geográfica e de conhecimento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2002

Mexa-se em Família Velho Sim, Sedentário Não Fonte: http://serginhopersonaltrainer.wordpress.com/2010/11/03/populacao-e-sedentarismo/

15 de fevereiro de 2011

Técnico do Botafogo fala do jogo contra o Vitória pela Copa do Brasil

Na entrevista pós-treino desta quarta-feira (15/02) a tarde, o treinador Paulo Moroni falou sobre a expectativa do confronto pela Copa do Brasil e dúvida no time principal.

O Botafogo joga nesta quarta-feira contra o Vitória da Bahia, às 20h, no estádio Almeidão, em João Pessoa precisando vencer e bem, segundo o diretor administrativo do clube, Sérgio Meira, para tentar a classificação no jogo de volta, em Salvador, na próxima semana.

"Quando jogamos no estádio da graça, não tem outro caminho: garra, superação, determinação. Esse é o caminho para se vencer lá. Já aqui no Almeidão, temos que ser espertos. Fazer o nosso jogo. Não acredito em só ataque ou só defesa; procuro um equílibrio para fazer esse time criar boas jogadas perigosas e não tomando sustos desnecessários. Durante os 90 minutos, não iremos abaixar a cabeça em nenhum momento. Acreditar sempre é um dos meios de se alcançar o sucesso."

Falou também sobre possíveis mudanças no time que vai começar jogando.

"Mudanças vão ocorrer. Vamos jogar com um time diferente, em uma competição diferente; eu gostaria de não falar tanto sobre isso, para conseguir manter o quesito surpresa."

Sem contar com o atacante Edmundo, que está no departamento médico, o treinador Paulo Moroni deve começar o jogo com Genivaldo, Valber, Alisson, Henrique, Ricardo Oliveira e Rogerinho; Célio, Chapinha e Charles Wagner; André Oliveira e Paulinho Macaíba.

Fonte: Soesporte/Ascom Botafogo

Jogadores do Treze estão otimistas

"Sabemos da eximia qualidade técnica do adversário mas, temos um excelente elenco e estamos confiantes para amanhã". A frase é um resumo das opiniões dos jogadoes do Treze, após o treino desta tarde (15) no "Amigão". No primeiro horário foi de inteiro descanso. Mas, no perído da tarde, aconteceu treino local do jogo do ano esportivo na Paraíba (Amigão). Com a realização, em 40 minutos, treino técnico bi-toque e em seguida uma rápida sessão de finalizações e jogadas ensaiadas (trabalho tático). Desde a última 2a feira (14), todos os jogdores estão concentrados e já sendo orientados em palestras motivacionais e vídeos sobre o adversário, com tudo isto e isto tudo, comissão técnica, diretoria, "pupilos" e torcida, acreditando em uma ótima apresentação e consequentemente, no jogo da "volta" dia 24 no Morumbi. O técnico Marcelo Vilar apenas definiu seu esquema tático, 1.3.5.2 precavido e atencioso em todo o jogo, mas o time titular, só será divulgado, às 20h 15min desta 4a feira (16) , no 'Amigão". A diretoria acredita na força de seu fiel torcedor, ratifica a alegria que os 19.700 ingressos colocados a venda, serão adquiridos com certeza, de acordo com a assessoria do clube. Soesporte/Onivaldo Elias (BOB ESPONJA), Campina Grande/PB, Rádios Cidade Esperança / CBN-GLOBO

Fonte: http://www.soesporte.com.br/admin/modules/noticia/?id=31045

Vice-governador e secretário de Esporte vão a Brasília buscar apoio para JP ser subsede na Copa de 2014

O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, e o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Fábio Maia, se reuniram nesta segunda-feira (14) com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Weber Magalhães, para pleitear apoio da instituição ao projeto que visa transformar a cidade de João Pessoa em uma das subsedes da Copa de 2014, como um Centro de Treinamento de uma das seleções de futebol que participarão da competição.

Fábio Maia também vai participar nesta terça, no Rio de Janeiro, da reunião com membros do Comitê Organizador da Copa de 2014. Na ocasião, o secretário vai mostrar para os demais participantes do encontro os pontos positivos que justificam o pleito da Capital paraibana de ser incluída na relação de cidades/centros de treinamento durante o Campeonato Mundial de futebol de 2014.

Antes disso, Rômulo e Fábio estiveram reunidos com o secretário nacional de Juventude, Beto Coury, onde foi tratado o apoio do Governo Federal para a implantação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e para a ampliação das oportunidades para os jovens de todas as regiões do Estado.

No encontro, foram abordadas também questões relacionadas ao Pró-Jovem Penitenciário – iniciativa que tem por objetivo estimular detentos para o estudo, favorecendo dessa forma os processos de ressocialização.

Rômulo Gouveia e Fábio Maia ainda se reuniram com o conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da Espanha, Pierre Colombier, com quem discutiu projetos, parcerias e especialmente questões relacionadas ao desporto escolar. Na oportunidade, Colombier falou da parceria firmada entre França e Brasil para realização do Campeonato Mundial de Desporto Escolar, evento que será realizado no mês de abril na cidade de Fortaleza/CE, e disse que vai tentar incluir a Paraíba no projeto.

Fonte: http://www.soesporte.com.br/admin/modules/noticia/?id=31037

Auto Esporte contrata dois e dispensa dois

Animada com a vitória sobre o Nacional de Patos por 2 a 0, na última rodada, assegurando a reabilitação no Campeonato Paraibano de 2011, a diretoria do Auto Esporte anunciou dois reforços.

O atacante Jarlan, com passagem pelo futebol pernambucano e o meia que estava no Francana de São Paulo já estão integrados ao elenco do Auto Esporte.

No mesmo ritmo que contrata reforços, os dirigentes também fazem dispensas. O lateral Rivaldo e o atacante Aleandro já deixaram o colosso alvirrubro.

Com três pontos ganhos, em três rodadas, o Auto Esporte, ocupa a sétima colocação na classificação geral, com 3,33% de aproveitamento.

O time do povo joga domingo contra o Miramar, no estádio da Graça, de acordo com a tabela do Campeonato Paraibano.

Fonte: http://www.soesporte.com.br/admin/modules/noticia/?id=31035

Dicionário da corrida

Para visualizar melhor o contéudo clique na imagem.

14 de fevereiro de 2011

Video da reportagem da tv cabo branco sobre a vitória do auto esporte clube em cima do nacional de Patos.

Emocionado, Ronaldo atribui adeus às dores e ao hipotireoidismo

Aos 34 anos, Fenômeno decide encerrar a carreira alegando não aguentar mais os problemas no corpo. Foram 471 gols como profissional, desde 1993 Por: Profº Henrique Guedes.

Chegou ao fim nesta segunda-feira uma das mais brilhantes carreiras da história do futebol. Aos 34 anos, Ronaldo não resistiu à intensa batalha diária contra os desgastes físicos acarretados pelas oito cirurgias ao longo da sua trajetória, relembrou um problema de hipotireoidismo e anunciou que não jogará mais profissionalmente. É o fim para aquele que eternizou a camisa 9 com um talento que, não por acaso, lhe rendeu o apelido de Fenômeno e se transformou em um mito mundial. Assistindo a coletiva chorei mais que Ronaldo um cara batalhador que deu a volta por cima, quando especialistas diziam o fenômeno acabou, ele demostrou garra de determinaçao e deu a volta por cima e conquistou a maior vitória da sua carreira a COPA DO MUNDO 2002, parabens Ronaldo, parabéns Fenômeno ETERNAMENTE .

Galo vence Esporte de Patos e segue na liderança

Zenaide Vitorino

Email: zenaidevitorino@agoraesportes.com.br

Campina Grande, PB –Em tarde de muita chuva na Rainha da Borborema, o Treze venceu o Esporte de Patos pelo placar de 2 a 1 neste domingo (13). A partida aconteceu no Estádio “O Amigão”. Os gols foram marcados por Celico e Laércio (Treze) e Delani (Esporte).

Os primeiros 45 minutos foram embaixo de muita chuva, a bola molhada e o gramado pesado dificultava ainda mais o desempenho dos atletas.

Mesmo jogando com o time misto nada impediu que o Galo da Borborema saísse na frente e dominasse os primeiros dez minutos da etapa inicial. A chuva insistia em cair torrencialmente quando o Esporte de Patos começou a jogar de igual para igual.

Aos 42 minutos o goleiro Gian se atrapalhou com o jogador da zaga e acabou desarticulando o atacante cléo. De olho no lance o árbitro central marcou o pênalti em favor da equipe galista. Cléo cobrou mais o chute foi muito alto, deixando apenas para tiro de meta.

Na etapa complementar as equipes retornaram ao gramado sem alterações. Aos 12 minutos, Cléo cruzou para Celico que ao receber fez a invasão sem chance de defesa, marcando o primeiro do Galo na partida e dele no Campeonato.

Aos 32, Laércio ficou de cara pro gol e não desperdiçou a oportunidade ampliando em 2 a 0. Pouco depois em um belo lance individual o atacante Delani livre de marcação chutou no cantinho do goleiro Marcelo Galvão diminuindo para o Esporte.

O próximo desafio das equipes será no domingo (20). O Galo vai a Capital paraibana enfrentar o CSP, enquanto o Esporte de Patos em seus domínios recebe a Desportiva pela quarta rodada do Campeonato.

Lembrando que na próxima quarta-feira (16), a partir das 21h00, o Treze enfrenta o São Paulo pela Copa do Brasil, no estádio Ernani Sátiro.

FICHA TÉCNICA

TREZE X AUTO ESPORTE

Campeonato Paraibano 2011

Estádio: Ernani Sátiro “O Amigão”

Árbitro: Antônio Umbelino (JP) Assistente 1: Felipe Messias (JP) Assistente 2: Nilton Atanásio (JP)

Cartões Amarelos: Weverson, Anderson, Celico, Fábio Oliveira(Treze), Marcílio, Enercino, Clóvis (Esporte de Patos).

Cartões vermelhos: Clóvis

Público Pagante: 1.273 Não-pagantes:191 Público Total: 1.464 Renda: R$ 7,794

TREZE

Marcelo Galvão, Tigrão, Weverson, Anderson, Celico; Roni, Cléo (Laércio), Fábio Oliveira, Laércio Santos (Thiago Almeida); Alberto, Piva (Warley). Técnico: Marcelo Vilar.

ESPORTE DE PATOS

Gian, Goiano(Ceará), Suélio, Anderson Lima, Janeilton; Marcílio, Clóvis, Tiago, Rafael; Delani, Enercino (Darlan). Técnico: Mozar Neto.

Fonte: http://www.agoraesportes.com.br/html/noticia.asp?not=42204